Descrição
De Moto por um Portugal menos conhecido, eleva o espírito das viagens, fugindo ao óbvio e procurando os recantos escondidos, percorrendo os caminhos da História, e encontrando as estórias e as lendas que explicam o que aquela não conta, o encontro com as gentes. Sobretudo percorrer as estradas nacionais (e outras menos relevantes), e ir ao encontro do que mais genuíno existe no território.
Cada viagem tem um ponto de partida – a curiosidade – e um ponto de chegada – a compreensão. O que os une é o percurso – o conhecimento! É da curiosidade que nasce o interesse pelas curvas de um trajeto, pelos locais a visitar e pela descoberta do que surge a cada momento. Portugal é um País de reduzida dimensão mas com uma herança histórica milenar, com uma enorme diversidade paisagística, com cambiantes numa cultura que nos une e numa gastronomia rica e que reflete o que a Geografia e a História nos contam.
O veículo escolhido – a moto – é o ideal pela proximidade às pessoas e à natureza e pela facilidade de utilização e a agilidade que permite. Não tem à sua volta uma “armadura” que separa e isola. A individualidade do condutor e do seu veículo não intimidam. Antes aproximam e cativam quem com eles se cruza. Deseja o autor que este livro possa ser a inspiração para que cada vez mais, cada um de nós, procure os tesouros que estão aí, à nossa disposição … ao virar da esquina!
SOBRE O AUTOR
Henrique Saraiva – motoviajante de espírito, contador de histórias por gosto e oficialmente sénior – formou-se em economia, em gestão e quase em engenharia civil (faltaram-lhe o telhado e os acabamentos do curso). Para crédito de uma carreira em Marketing Financeiro, debitou 30 anos de vida à banca, nalgumas instituições ainda vivas, outras já transformadas em capítulos da história do setor.
Desde 2018, dedica-se a explorar Portugal sobre duas rodas, percorrendo as estradas nacionais que servem de inspiração para as suas crónicas de viagem, sob a marca “Viagens ao Virar da Esquina”. Este é um projeto com foco nas viagens de moto e na valorização do mototurismo. É a expressão da paixão por viajar, por fotografar, pela História e pelas estórias que se encontram estrada fora. Junte-se o gosto pela escrita, sempre com uma pitada de ironia e bom humor. Conta com uma comunidade de mais de 21 mil seguidores nas redes sociais – facebook, linkedin, youtube e instagram – e tem presença regular na imprensa especializada, com colaborações em publicações como Andar de Moto, Motojornal, Trevl, Moto-ciclismo e Motos, bem como participações pontuais em revistas internacionais.
Entende esta visibilidade como uma responsabilidade para com a sociedade e aproveita-a para promover causas com impacto cultural e social, como a valorização da Estrada Nacional 2 (2018-21), o apoio à candidatura da Calçada Portuguesa a Património Cultural Imaterial da Humanidade (2022-23), ou a campanha “Vamos Viver na Estrada” em defesa da segurança rodoviária (2024-25) e desenvolvida em parceria com várias entidades do setor automóvel e motociclístico. Dá continuidade a esta, em 2025, com a iniciativa pessoal “Não queremos viagens interrompidas”. Acredita – e insiste – no potencial do Mototurismo como motor (literalmente) de dinamização social e económica das regiões mais esquecidas do interior português. E não quer estar sozinho nesta viagem.
Peso: 0,266 kg
Dimensões (C x A): 14,5 × 20,5 cm
ISBN: 978-989-35983-2-0
EAN: 9789893598320
Editora: Booksfactory
Páginas: 172
Edição: 2025/09
Autor: Saraiva, Henrique
Língua Edição: Português


Avaliações
Ainda não existem avaliações.